Por que Coimbra? (parte 1)

Bom, muita gente me pergunta porque eu escolhi a Universidade de Coimbra. Bom, o porquê de ter escolhido Portugal eu já falei antes, que no caso da minha universidade (UFPE) há mais vagas para estudantes estrangeiros do que em qualquer outro país. Já a escolha para a Universidade de Coimbra não foi tão simples assim, por isso, vou explicar em algumas partes:
COIMBRA - A MELHOR UNIVERSIDADE DE PORTUGAL.
Segundo um dos mais prestigiados “rankings” mundiais, elaborado pelo “The Times Higher Education Supplement” e pela “Quacquarelli Symonds”, a instituição com mais de 700 anos de existência repete a liderança portuguesa.
Anunciados na semana passada, depois de já serem conhecidas as melhores 200 instituições a nível mundial, o “ranking” mostra que as universidades lusas ficaram fora deste lote, revelando, também, uma queda portuguesa n cenário europeu.
Depois da 120.ª posição obtida em 2006, a Universidade de Coimbra desceu, este ano, para o lugar 145 a nível da Europa. Em termos mundiais, é a 319.ª melhor, após ter sido 266.ª classificada (em 2006) e 452.ª (em 2005).
A Universidade Nova de Lisboa é a segunda do “ranking”, no que diz respeito aos estabelecimentos portugueses, ocupando o 341.º lugar mundial e o 158.º europeu. A Universidade Católica, em Lisboa, foi a terceira portuguesa, surgindo no lote das instituições situadas entre o 401.º e 500.º posto, que não estão ordenadas por lugar, mas apenas por ordem alfabética.
Em termos globais, a primeira posição do “ranking” volta a colocar a norte-americana Universidade de Harvard no 1.º lugar. Na Europa, o ouro é repartido pelas universidades britânicas de Oxford e Cambridge. A nível mundial, as duas instituições surgem logo após Harvard.
Eu fui conferir a lista e quem quiser conferir também, ela se encontra no site http://www.topuniversities.com/
Um pouco sobre a história da Universidade
Centro de saber por excelência, a Universidade de Coimbra fundada em 1290 é uma das mais antigas da Europa.
Fundada em 1290 por D. Dinis, com o nome de "Estudos Gerais", transitou entre Lisboa e Coimbra ao longo de vários reinados até que foi definitivamente estabelecida nesta cidade em 1537, por iniciativa de D. João III. Desde então ocupa o mesmo edifício, antigo Paço Real medieval, adquirido pela instituição em 1597 a Filipe II de Espanha que então governava o país.
Na UC estudava-se teologia, medicina e leis até ao séc. XVIII, altura em que o Marquês de Pombal alterou o ensino introduzindo outras disciplinas. Atualmente compreende sete faculdades - Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia e Psicologia e Ciências da Educação.
Centro de saber por excelência, em Coimbra se forjaram grandes valores da cultura portuguesa, entre os quais Santo António, que fez os seus estudos no Mosteiro de Santa Cruz, seria o primeiro português com projeção universal.
Privilegiadamente situada no alto da cidade, com vista sobre o Rio Mondego, a Universidade é um edifício complexo, desenvolvido em torno de um pátio central onde se destacam alguns elementos pelo seu interesse artístico e simbolismo. A entrada é feita pela Porta Férrea, obra nobre maneirista (1634), onde se podem ver as imagens dos reis mecenas, D. Dinis e D. João III.
Do lado direito, ao centro, a Via Latina, uma colunata maneirista edificada no séc. XVIII indica a velha "língua oficial" dentro deste espaço, o latim. Com entrada pela arcada, a Sala Grande dos Actos, e ao canto a famosa Torre. Construída em 1728 é vista de toda a cidade e seu ex-libris. Tem quatro sinos, antigos reguladores da rotina académica e da cidade, que os alunos apelidaram carinhosamente de "Cabra". Do lado Oeste, encontramos a Sala dos Exames Privados, a Capela de São Miguel, o Museu de Arte Sacra e a valiosa Biblioteca Joanina. Do lado esquerdo da Porta Férrea, fica o Colégio de São Pedro.
P.S.: Abaixo, no site, se encontra o map da Uc pra quem quiser ver, ou então acesse o link:

0 comentários: