Caminhando e cantando...

Bom, já que estamos no assuntos viagens, nada melhor do que contar sobre elas né. Entre os dias 30/10 e 02/11, resolvemos viajar de carro pra outras cidades aqui em Portugal e essa, que foi uma das melhores experiências da minha vida, vai ficar pra sempre na minha memória e eu aconselho muito pra quem vem de intercâmbio de conhecer um pouco mais sobre Portugal que, na minha opinião, é um país de lugares MARAVILHOSOS.

  • Batalha

A construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória começou em 1387 ou 1388 e estendeu-se até cerca de 1533, mobilizando recursos humanos e materiais extraordinários para a época, como se pode avaliar ainda hoje visitando sua grandiosidade. A sua construção proporcionou a introdução e o aperfeiçoamento de algumas técnicas construtivas e artísticas em termos de ornamentação arquitetônica em Portugal.
  • Castelo de Porto de Mós

À época da Reconquista cristã da península Ibérica, tendo as forças de D. Afonso Henriques (1112-85) avançado até à linha do rio Tejo, Porto de Mós tornou-se um ponto estratégico na defesa de Leiria e de Coimbra. Conquistada em 1148, a tradição refere como seu Alcaide, o ilustre D. Fuas Roupinho. Pouco tempo mais tarde os mouros reconquistaram este castelo, tendo D. Fuas logrado a fuga, para retomá-lo em seguida, com reforços, em definitivo.
  • Alcobaça

Alcobaça é conhecida pelo seu mosteiro cisterciense, em torno do qual se desenvolveu a povoação, a partir do século XV. O mosteiro foi fundado por D. Afonso Henriques em 1148, e concluído em 1222, em estilo gótico. Durante a Idade Média, chegou mesmo a rivalizar com outras grandes abadias cistercienses da Europa; os coutos de Alcobaça constituiram um dos maiores domínios privados dentro do reino de Portugal, abarcando um dos concelhos vizinhos de Alcobaça, a Nazaré, e parte do de Caldas da Rainha, para além de possuir inúmeras terras adquiridas por escambo, emprazamento, aforamento ou arrendamento um pouco por todo o país.

Nos braços sul e norte do transepto da igreja do mosteiro, acham-se duas obras-primas da escultura gótica em Portugal: os túmulos dos eternos apaixonados, o rei D. Pedro (1357-1367) e D.Inês de Castro.

  • Óbidos

Meia dúzia de ruas, algumas poucas casinhas caiadas que se conta com os dedos das mãos, portas quase sempre azuis, buganvílias coloridas nas paredes, floreiras nas janelas. Em volta, uma espessa muralha de pedra do século 14, coroada numa das pontas por um imponente castelo medieval. Sua história mais parece uma compilação de conto de fadas. Em 1282, o rei D. Dinis presenteou a vila à sua esposa, a rainha Isabel de Aragão, na ocasião do seu casamento. Em 1441, o futuro rei D. Afonso V se casou com sua prima Isabel quando tinha apenas 10 anos de idade (ela, 8), na Igreja de Santa Maria, a primeira da vila.
  • Peniche

A península de Peniche é um dos lugares mais turísticos de Portugal. O que antes foi um bastião defensivo do litoral é agora um destino para férias, com os seus mais de 10 quilómetros de costa, na que se combina grandes superfícies rochosas com excelentes areais, aptos para o descanso e a prática de desportos náuticos.
  • Sintra

A pequena cidade de Sintra tem 23 mil habitantes e no seu auge era o local preferido de veraneio dos reis portugueses. O centro histórico é cheio de agradáveis restaurantes e vielas estreitas. É nele também que fica o Palácio Nacional de Sintra, que chama a atenção por suas enormes chaminés gêmeas.
Além do Palácio Nacional de Sintra, atrações como o Palácio da Pena (construído no século XIX para Ferdinando, rei consorte de Maria II), o Castelo dos Mouros (do século VIII) e a Quinta da Regaleira formam o principal circuito turístico da cidade.
  • Cascais

Há pouco mais de 100 anos atrás e devido aos maus acessos costumava dizer-se que a "Cascais, uma vez e nunca mais". Porém a vila de Cascais é, desde finais do século XIX um dos destinos turísticos portugueses mais apreciados por nacionais e estrangeiros uma vez que o visitante pode desfrutar de um clima ameno, das praias, das paisagens, da oferta hoteleira e gastronómica variada, animação.
  • Fátima

O Santuário de Fátima é um centro de peregrinação que comemora no dia 13 de Maio de 1917, as aparições da Virgem aos três pastorezinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. Está formado pela Basílica, o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, as Casas de Retiro da Virgem das Dores e da Virgem do Cármen e o Centro Pastoral Paulo VI, inaugurado pelo Papa João Paulo II e o 13 de Maio de 1982, em uma das suas visitas.
Todo o Santuário situa-se em uma antiga propriedade rural conhecida como Cova da Iria, propriedade dos padres de Lúcia, lugar onde ocorreu a primeira aparição. A Basílica, que domina o Santuário, foi construída no ano de 1928 pelo arquitecto holandês Gerard Van Kriecken, é do estilo neo-barroco e foi consagrada no ano de 1953, ano em que o Papa Pio XII lhe concedeu o título de Basilica.

1 comentários:

Anônimo disse...

olá, estou interessada no intercâmbio, adoreii seu blog. Mas nao achei uma informçao muito importante (ao meu ver). Se fosse possível, gostaria de saber quanto em média você gastou até o momento na sua viagem... (castos com moradia, festas, alimentação, transporte e etc).

Beijosss