Enfim, a QUEIMA DAS FITAS!

A tradição acadêmica da Queima é uma semana festiva que acontece todos os anos durante o mês de Maio. A Queima das Fitas de Coimbra representa o expoente máximo da tradição e do espírito que são intrínsecos a esta cidade. Quanto à tradição, este ano é comemorado o 110º aniversário da Queima. Assim, por 110 dias terão atividades, de 10 de Março até 27 de Junho, sempre com a presença transversal da secular tradição, prestando uma atenção inesgotável à Cultura, Desporto, Solidariedade e potenciando todos os campos de atividade. Portanto, na Queima das Fitas 2009, podemos presenciar 110 anos de sonho e tradição!

Benção das Pastas


Atividade de índole religiosa onde o Bispo de Coimbra abençoa os Novos Fitados, simbolizando o aproximar do fim da vida de estudante e a preparação para o percurso e vida futura que se avizinham. Esta atividade é mobilizadora de amigos e família, que orgulhosamente partilham este momento com os Novos Fitados.

Serenata Monumental


É ao som do tradicional Fado de Coimbra, após o soar das doze badaladas da Cabra, que tem início a Semana das Atividades Tradicionais da Queima das Fitas de Coimbra. Este evento emblemático na vida académica de todos os estudantes, especialmente daqueles que pela primeira vez traçam a capa, retorna este ano à tradicional madrugada de Quinta para Sexta-feira. Ouvir-se-á então, uma vez mais, o choro da Guitarra Portuguesa no largo da Sé Velha, acompanhado de emoções e eternas memórias de estudantes.

Cortejo dos Grelados


O Cortejo dos Grelados é sem dúvida o ponto alto da Queima das Fitas, onde os Grelados desfilam em Carros Alegóricos, mostrando-se às suas famílias e à Cidade, que se enche, orgulhosa, dos seus "Doutores". Este evento remonta às origens da Queima das Fitas, recordando os estudantes que, há mais de 86 anos, saíam em cortejo agradecendo à cidade os momentos que esta lhes proporcionou, ao longo da sua vida académica. Este ano, à semelhança do ano anterior, o cortejo aconteceu no Domingo, dia 3 de Maio, com partida as 14h da Alta Universitária e percorrendo as ruas de Coimbra até ao Largo da Portagem.

Garraiada


A Garraiada da Queima das Fitas é constituida por três momentos. Tem início com a Parada dos Fitados pela Arena, onde estes agitam orgulhosamente as suas fitas, seguida de uma Tourada e por fim a tão esperada Garraiada. Este evento remonta às mais antigas tradições Coimbrãs, e realiza-se desde, pelo menos, 1903, sendo desde então um evento integrante da Queima das Fitas e também um dos mais mobilizadores acontecimentos, levando milhares de estudantes à Praça de Touros da Figueira da Foz.
Noites no Parque


Uma semana de shows de artistas nacionais e internacionais.

2 comentários:

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adorei o Blog. Parabéns. Moro na Holanda e faço pós por aqui.