Perguntinhas

Bom pessoal, como prometido, vou respondendo aos poucos as perguntas de vocês. E a primeira é a da Larissa Lima, que na verdade são várias:
"Minha maior dúvida é quanto ao custo de vida. Quando, em média, gastamos por mês para viver por aí?Como está sendo/foi sua experiência com relação aos portugueses? E a cidade? É fácil, se houver a oportunidade, de ir para outros países próximos? Quem tira visto de estudante pode trabalhar também? Se sim, é fácil arrumar emprego?"
Custo de Vida
Então Larissa, vamos por partes, muitas pessoas me perguntam sobre o custo de vida em Coimbra e a minha resposta é sempre a mesma. Custo de vida é super RELATIVO. Mas só pra você ter uma idéia, eu morava no alojamento da faculdade e pagava 100€ por mês, mas tem gente que não gosta e vai dividir apê com outros estudantes e, na minha opinião, dá pra você viver num apê legal pagando entre 150€ e 200€ por mês. No supermercado é tudo barato e se você for somar com baladas e outras besteirinhas, acho que uns 400€ por mês é mais do que suficiente. Mas é como eu te falei, tem gente que vive com bem menos e gente que vive com bem mais, depende de cada um.
Eu escrevi outro post melhor sobre isso, dá uma olhada AQUI.
Relação com os portugueses
Na verdade eu não me relacionei muito com os portugueses, com exceção dos momentos baladeiros em que eles são super simpáticos. A verdade é que com um grupo grande de amigos brazucas, fica difícil conviver com os tugas no dia-a-dia. Mas acho que de modo geral, foi bom, pq muita gente diz que é discriminada e toda aquela história de preconceito com os brasileiros, mas não tive nenhum problema com isso.
A cidade
Eu simplesmente AMEI Coimbra, é uma cidade pequena, todo mundo se conhece, super calma mas, ao mesmo tempo, com muitas baladas (isso é a melhor parte hahahaha). Muito gente prefere o Porto ou Lisboa por serem cidades maiores, mas eu, particularmente, acho Coimbra perfeita, porque é um lugar maravilhoso para se conhecer novas pessoas de todos os tipos de nacionalidades possíveis e isso é uma das coisas mais importantes em um intercâmbio para mim. Eu conheço pessoas que foram pro Porto e pra Lisboa e sei que eles não conheceram tanta gente diferente como eu. Além disso, Coimbra também é uma cidade linda e Universidade é maravilhosa, ou seja, eu não tenho do que reclamar.
Viagens
É muito fácil viajar sim Larissa, você tem muitas opções de transportes (comboios, trens, aviões, carros alugados) e todas muito baratas, principalmente se comparadas ao Brasil.
Eu explico melhor sobre issto neste POST.
Visto de estudo e trabalho
É o seguinte, quem tem visto de estudante, oficialmente, não pode trabalhar, a não ser que você consiga uma empresa que lhe faça um contrato de trabalho, então você leva o contrato para o SEF e eles vão analisar se lhe autorizam ou não trabalhar. Enfim, é muita burocracia. Mas também é óbvio que existem os trabalhos 'informais', que é o que geralmente os estudantes fazem. NÃO é fácil encontrar trabalho em Coimbra, mas se você procurar, você acha com certeza! hehehehehe
Bom Larissa, espero que tenha tirado um pouco das suas dúvidas ok.
beijos
=)

1 comentários:

Larissa disse...

Obrigada pelas respostas! Tirou minhas dúvidas =) Bjsss!